quinta-feira, 17 de novembro de 2011


     Por: Ákissy Aline U. Namura
Michelangelo
Uma carreira marcada pela harmonia entre o peso e volume em formas humanas, que entraram definitivamente para a história, tanto através de suas esculturas grandiosas como “Davi” e “Pietá”, quanto pelas unas bíblicas pintadas no teto e na parede do altar da Capela Sistina. Um artista que provou ao mundo que é possível transpor barreiras.
Algumas obras de Michelangelo:
“A Embriaguez de Noé”, “A Criação de Adão”, “A Criação do Mundo”, “Deus Separando a Luz das Trevas”, “Os Ignudi”, “Os Profetas” e “As Sibilas”.
Curiosidade:
Michelangelo foi um dos artistas que usou o traço desenhado no papel como instrumento para desenvolver seus afrescos e esculturas.
A versatilidade artística de Michelangelo foi testada em vários episódios, como em 1520, quando trabalhou na escada da Biblioteca Laurenciana, em Florença.
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci teve uma história rica o suficiente para oferecer à humanidade progressos nos campos científico e intelectual que sempre serão oportunamente aproveitados. Seus estudos são dignos de aplausos. Os resultados merecem eterno respeito.
Algumas obras de Leonardo da Vinci:
“A Última Ceia”, “Mona Lisa”, “Santa Ana com a Virgem e o Menino”, “Leda”, “As Proporções do Corpo Humano”.
Curiosidade:
Leonardo da Vinci teve importância especial na pintura, ao introduzir a técnica do sfumato em suas obras: a dissolução dos contornos pela fusão das sombras.
Ele nunca se casou. Muitos historiadores atestam que Leonardo da Vinci teve muita repulsa pela atividade sexual. Uma de suas declarações mais famosas da conta de que esse fato tinha tudo para ser verdadeiro: “(...) A cópula e os órgãos que são empregados nela tem tal feiura que se não fosse a beleza dos rostos (...)”
Monet
Claude Monet teve sua contribuição registrada através de suas pinceladas magistrais, produzidas com um estilo inédito durante o período em que viveu, entre 1840 a 1926.
Na verdade, foi ele quem evidenciou aos administradores da pintura sobre tela observar paisagens e como traduzir através da pintura todo o clima natural existente em cada uma delas.
Algumas obras de Monet:
“Almoço na Relva”, “Camille”, “Mulheres no Jardim”, “A Ponte de Argenteuil” e etc.
Van Gogh
Van Gogh teve forte vocação religiosa, mas seu destino estava traçado: pintou obras-primas, introduziu uma nova maneira de pincelar e exaltou a natureza a ponto de garantir seu lugar dentro da imensa galeria dos mestres da pintura. Ele foi além de seus antecessores impressionistas, utilizando o amarelo talento próprio e aprimorando suas telas com a utilização das cores vibrantes, entre elas o violeta, o laranja e o azul.
Algumas obras de Van Gogh:
“Os Comedores de Batatas”, “Terraço de Café à Noite”, “O Quarto em Arles”, “Os Girassóis”.
Curiosidades:
Uma das formas que o mestre encontrou para expressar suas emoções foi além da pintura. Ele escreveu inúmeras cartas durante sua vida registrando seus conflitos existenciais com sua arte.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Revista Mestres da Pintura
------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário